Fora os aditivos, há o álcool, em grandes proporções, algo em torno de 25% em volume, o que é bastante significativo.
Particularmente, acredito que temos que nos adaptar a isto. O álcool é um bom combustível, aumenta a octanagem, evita detonações, é menos (será?) agressivo ao meio ambiente. Entretanto, ele evapora menos que uma gasolina pura, e isto afeta o desempenho dos motores a explosão de maneira bem significativa.
Sei disto porque tenho uma Sportster 2006, última das caburadas.
Recentemente, esfriou bastante em Sampa, coisa que não acontecia já há alguns anos. E a "bicheira" sentiu estes efeitos. Começou a pipocar em retas (Marginais), em velocidade constante, e estava com dificuldades em sair da imobilidade. Sintomas de mistura pobre e/ou gasolina que não vaporiza direito.
Há duas semanas resolvi parar de usar a Pódium e passei a utilizar a Supra, pra ver o que acontecia. Resultado: melhorou muito! Hehehe! A princípio, achei que fosse apenas impressão, mas, agora, acredito que seja mesmo um fato.
Minha moto está há 90.000 km com motor convertido pra 1200 cc e com taxa de compressão de 10:1. A Pódium era a gasolina mais indicada - principalmente se o motor fosse injetado, o que não é o caso.
Com o frio, o Mikuni 42 sentiu bastante a mudança de temperatura. E, com a mudança para a Supra, melhorou muito. Talvez seja porque a Pódium deve (chute meu) ser menos volátil, o que dificulta sua evaporação.
O sítio da Petrobrás não faz qualquer referência a esta diferença. Mas conheci um engenheiro químico de lá, já aposentado, que disse que, sim, havia estas diferenças de volatilidade entre a Pódium e as outras. Ele também disse que era a gasolina que mais mantinha o motor limpo (o Dotz, da Ride 'n Roll, confirmou isto ao abrir o carburador da moto) e que também não gelificava no tanque.
Esta é uma descrição básica da Pódium, encontrável no sítio da Petrobrás.
Aqui, um FAQ da Pódium.
E aqui um FAQ das diferentes gasolinas da empresa.
Antes que alguém pergunte, eu colocaria qualquer outra marca de aditivada, mas continuo fiel ao posto onde coloco a Pódium.
Notei, também, uma outra vantagem - pelo menos nas 4 enchidas de tanque após a mudança - da Supra, para o meu caso: consumo melhor. Melhorou uns 8%, o que é significativo.
Nada do que escrevi aqui é totalmente científico, mas, se alguém tem o mesmo problema com o tempo frio, faça a mudança pra ver o que acontece. E, depois, comente aqui.
Postar um comentário